Olha a água!

Olá, tudo bem? Aqui é o Emílio!

Falar da água é como falar da vida. Afinal, não existiria a vida se não fosse a água. E quando se trata do café, podemos dizer que 95% do conteúdo de uma xícara é água, então ela é um ingrediente fundamental numa boa xícara de café.

Questões importantes sobre a água na preparação do café:

A água deve ser pura, filtrada ou mineral. Se for usar água da rede hidráulica, melhor utilizar filtros de celulose e carvão ativado. O filtro de celulose retira as impurezas da água e o filtro de carvão ativado retira os resíduos de cloro que afetam diretamente o paladar do café.

A água usada para o café deve estar numa temperatura que pode variar entre 85 e 95 graus Celsius. Todos os instrumentos que entrarem em contato com o café, devem ser previamente aquecidos para evitar o choque térmico entre a temperatura da água e o material do instrumento. Por exemplo, se você utiliza um filtro de papel com porta-filtro de louça, tanto o filtro quanto o porta-filtro devem ser escaldados e a xícara utilizada para servir o café deve ser pré aquecida.

O amargor do café vem tanto da cafeína quanto dos açúcares presentes no próprio café. A temperatura da água afeta o amargor do café queimando os açúcares e transformando a sensação de doçura em amargor. Assim, há de se esperar que, quanto mais elevada a temperatura da água, mais amargor será percebido na xícara de café.

Para as pessoas que gostam de um café mais suave e da percepção de acidez e dos aromas e sabores frutados do café, a dica é não esquentar tanto a água. Em temperaturas abaixo de 90 graus, esses aromas frutados, herbáceos e florais, estarão mais evidentes. Para as pessoas que gostam de um café mais forte (amargo), as temperaturas mais elevadas (acima de 90 graus) são mais indicadas.

A temperatura da água tem relação direta no resultado da xícara com o ponto de torra, a qualidade do café e a granulometria (ponto de moagem), mas isso é tema para nossos próximos e-mails.

 

Grande abraço,

 

Emílio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *