(EVENTO) 2º Festival Gamboa de Portos Abertos

Machado de Assis, o maior escritor brasileiro de todos os tempos, será homenageado no 2º Gamboa de Portos Abertos | Edição Literatura, na zona portuária carioca. Destaques da programação: nos Espaços Culturais, lançamento virtual do livro “O que será”, de Jean Wyllys; palestra da tradutora Mara Welferinger sobre o livro “Aprendo, logo existo: introdução à neuropedagogia, de Hélène Trocmé-Fabre; músicas de Cartola, com Angélica de Paula; shows com o percussionista Carlos Negreiros & Quase tudo Pandeiro, e a cantora Cátia de França. Na Praça da Harmonia, atividades dedicadas à garotada no “Dia das Crianças” como a “Roda de Conversa” com a escritora Luciana Grether, Mestre em Artes & Design e ilustradora premiada internacionalmente; lançamento do livro “Meu Lote” do Mestre Nei Lopes”; “Roda de Samba” com a cantora Dorina.

Festival de Arte e Cultura inclui programa diversificado de 11 a 13 de outubro, na Praça da Harmonia e nos 24 espaços culturais integrados ao projeto, espalhando muita animação e alto-astral pelas ruas e empresas do bairro da Gamboa. Sem esquecer as atividades para comemorar a data das crianças.

Uma dos objetivos do projeto é a valorização da cultura e comunidade local, por isso o nome de Machado de Assis como destaque, ícone da literatura brasileira que nasceu na região do Porto. O foco dessa nova edição do Gamboa de Portos Abertos é a literatura, mas privilegia também outras atividades de expressão cultural que fortaleçam a formação de leitores, num grande encontro multicultural.

Os organizadores, Paulo Pelá e Marisa Silva, Ligia Veiga, Elza Ribeiro, Adriana Zattar, Emily Pirmez e Emilio Rodrigues, justificam relevância do evento evidenciando um discurso político e social:

_ A leitura, o ato de ler, o acesso ao livro, às histórias e aos contos, é direito de todo e qualquer cidadão. As crianças, os jovens e adultos das mais diferentes idades, deveriam ter garantidos o acesso ao livro e à leitura, mas, infelizmente, por diversos motivos e principalmente quando falamos das classes menos favorecidas economicamente, sabemos que isso ainda não acontece. Por isso, a importância de realizarmos este Festival Literário dentro do 2º Gamboa de Portos Abertos, visto que estaremos realizando várias atividades gratuitas de promoção e valorização da leitura, buscando aproximar o objeto livro dos mais diferentes leitores.

 

Machado de Assis
Joaquim Maria Machado de Assis; jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo; nasceu em 21 de junho de 1839, em uma Chácara no Morro do Livramento, zona portuária da cidade do Rio de Janeiro. Faleceu em 29 de setembro de 1908 na cidade do Rio de Janeiro. Sua escrita precisa, romances inesquecíveis, seus contos e suas crônicas de estilo inconfundível retratando o dia a dia de nossa cidade o consagraram como um dos escritores mais importantes da literatura no Brasil.

Foi menino pobre, negro, da periferia, estudante de escola pública, excluído, como muitos jovens de hoje. Do acesso aos bens e patrimônios culturais, e paradoxalmente, apesar de nunca ter frequentado uma universidade, no ano 1897 foi o fundador, junto a outros literatos brasileiros, da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Para a realização do evento, 24 empreendedores culturais da região abrem as portas de suas casas para receber o público, em horários e endereços diferentes: ateliês, galerias, espaços de convivência, centros culturais, bares, restaurantes e companhias de teatro.

PROGRAMAÇÃO DA CASA DO BARISTA

 

Apresentações de música, dança, teatro, performances, shows, exposições, palestras literárias, gastronomia, e outros
Na PROGRAMAÇÃO DOS ESPAÇOS CULTURAIS, participações dos grandes escritores ANTÔNIO CARLOS SECCIN e ANTÔNIO CÍCERO (ABL), NEI LOPES, LUIZ ANTÔNIO SIMASe LUCIANA GRETHER (PUC/ RJ), PROF. ALCMENO (ACL) entre outros: https://designjunglesites.wixsite.com/portosabertos

Casa de Mystérios (Rua Pedro Ernesto, 21); Arteliê Fernando Mendonça (Rua Leôncio de Albuquerque, 37); Casa do Propósito (Rua do Propósito, 100); Casa Gamboa (Rua do Livramento, 134); Armazém Cultural das Artes (Av. Binário do Porto, 251, Santo Cristo); Casa do Barista (Rua Conselheiro Zacarias, 37); Sebo nas Canelas (Rua Leôncio de Albuquerque, 26); Mississippi Blues Bar (Rua Pedro Ernesto, 89); Pretos Novos Rua Pedro Ernesto, 32-34); Galeria de Arte Metara (Rua Sacadura Cabral, 264 – Saúde); Livramento & Amor (Rua do Livramento, 90); Bar Delas (Rua Pedro Ernesto, 5); A Casa da Tia Ciata (R. Camerino, 5 – Centro); Galpão do Propósito (Rua do Propósito, 25); Tipografia (Rua Sacadura Cabral, 219); Ação da Cidadania (Av. Barão de Tefé, 75 – Saúde); Zona Imaginaria (Rua Pedro Ernesto, 61); Bar da Esquina da Gamboa (Ladeira do Barroso, 4); Bar do Jorge (Rua Sacadura Cabral, 339); Centro Cultural José Bonifácio (Rua Pedro Ernesto, 80); SuperUber (Rua Silvino Montenegro – 78, Gamboa); Galpão Gamboa (Rua da Gamboa, 279); PROPOS & TAL (Rua do Propósito, 3).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *