A importância do ponto de torra do café!

Olá! Aqui é o Emílio!

 

ponto de torra é um fator crucial, pois ela determina a percepção dos aromas e sabores característicos de um bom café.

As torras mais leves ou claras, são recomendadas para aquelas pessoas que gostam de apreciar aromas e sabores relacionados a acidez cítrica, frutados e herbáceos do café. São torras recomendadas para quem utiliza métodos de preparo como prensa francesa, coadores de pano ou de papel, aeropress, ou até mesmo para compensar o calor excessivo de métodos como a cafeteira italiana ou o globinho (sifão).


As torras médias (média clara e média escura) são indicadas para quem tem acesso a máquinas de café espresso, domésticas ou profissionais.

Torras médias escuras são mais indicadas para quem tem acesso paramáquinas super automáticas; elas moem, dosam, compactam e servem o café, com o aperto de um simples botão. Essas máquinas trabalham com uma média de 85 graus.  Sendo assim, as torras um pouco mais elevadas, compensam o baixo calor da água.

Torras escuras são indicadas para pessoas que gostam de sensações fortes no seu café. Ou seja, de amargor. Os cafés comerciais, que dominam o gosto e a preferência nacional, têm habitualmente torras escuras, fazendo com que o café apresente sabores amargos em detrimento da percepção da acidez e da doçura presentes no próprio grão. Nesses casos, muitas vezes se torna necessário colocar açúcar no café para disfarçar a perda de qualidade e o sabor intenso e amargo que essa bebida oferece.

Embora tenho dito “a los buenos cafés no se añade azúcar. Y a los malos no lo merecen.”

 

Grande abraço,

 

Emílio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *